O Brasil tem um dos cafés mais famosos do mundo. Desde o século 19, o país produz e consome muito café. Nas últimas décadas, a produção cafeeira nacional se especializou e profissionalizou ainda mais, passando a desenvolver competições como a Cup of Excellence.
Competições como essa são importantes para avaliar quais países e regiões que produzem os melhores cafés e o que essa bebida têm de especial em cada lugar. Por isso, confira todos os detalhes sobre está competição.
O que é a Cup of Excellence
O Cup of Excellence é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) desde o ano 2000. E recebe apoio de instituições como a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Um grupo de especialistas iniciou esta competição após receber o apoio de entidades governamentais e não-governamentais. Quem pode concorrer nela são produtores brasileiros do café do tipo arábica.
Essa competição busca divulgar os melhores cafés do mundo, incluindo os do Brasil. Além de ajudar a impulsionar a venda deles e aumentar a visibilidade dessa produção agrícola.
Importância
Campeonatos como o Cup of Excellence também são fundamentais para educar os produtores e os consumidores sobre as melhores práticas de cultivo e plantio. Isso impacta diretamente a experiência do público ao sentar e deliciar um bom café.
Esses campeonatos também dinamizam o mercado de venda do café. E o Brasil também melhora o seu posicionamento na produção e na oferta de um café de alta qualidade. Nessas competições, os países expõem muitas vezes os processos exclusivos de certificação.