O café é uma bebida conhecida há milênios e é hoje uma das bebidas mais populares do mundo. A estimativa é que o mundo produza anualmente 9.217.911 toneladas de café. A América Latina é internacionalmente famosa por sua tradição em produzir café, mas outras regiões como Ásia e África também se destacam. Confira a seguir quais são os maiores produtores de café do planeta!
Brasil: maior dos produtores de café
Este país é o maior produtor de café do mundo. A sua produção anual chega a 3.019.051 toneladas de volume. Embora a produção de café tenha começado no país no século XVIII, somente no século seguinte a economia brasileira sofreu um grande crescimento resultante das exportações desse produto. Com destaque para a Baixada Fluminense (RJ) e o Vale do Paraíba (SP).
As plantações cafeeiras no país cobrem cerca de 27.000 km² do território, com maior concentração para Minas Gerais, São Paulo, e Paraná. Esses locais apresentam locais com temperaturas adequadas para essa produção agrícola. O Brasil se destaca por desenvolver um processo seco, na qual há exposição dos grãos de café ao sol para secar. Em outros países, o mais comum é molhar os grãos.
Etiópia
Foi nesse país onde nasceu o café arábico, o mais popular do mundo. E até hoje ele está entre os grandes produtores de café do planeta. A média anual da produção cafeeiras etíope é de 397.500.000 kg anuais. Isso faz do país o quinto maior produtor de café no mundo.
Por isso, o café emprega 15 milhões de pessoas no país, onde há um ritual especial para servir está bebida. Primeiro, uma mulher veste trajes especiais e traz os grãos e os lava na mesa. Em seguida, prepara-se o fogo para a torra em uma panela. Então, está mulher mexe os grãos incessantemente na panela até eles atingirem o grau de torra desejado. Por fim, só depois o café é moído no pilão e se adiciona água quente.
Vietnã
Esse é o país com a segunda maior produção cafeeira do mundo, com uma média anual de 1.460.800 toneladas. Um hábito local é consumir a bebida misturada a leite condensado. O café é a segunda maior produção do Vietnã, perdendo apenas para o arroz.
O sudoeste asiático possui uma topografia excelente para a produção cafeeira. E também microclimas regionais com atmosferas diferentes nas montanhas e suas encostas. Todo o café do país costuma ser plantado.