Quem ama café sabe que existem várias premiações nacionais e internacionais para dizer quais são os melhores cafés. O Brasil é mundialmente reconhecido por produzir e consumir muito café, incluindo os cafés de qualidade diferenciada. Confira quais são as principais premiações de café existentes no país!
Coffee of The Year
Criado em 2012, essa competição reúne os melhores cafés do Brasil e elege os grandes destaques do ano. Além de incentivar o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação das regiões que se destacam na produção cafeeira nacional.
Essa premiação se divide em duas fases. A primeira recebe as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders. Tais profissionais são certificados pelo Coffee Quality Institute (ou Instituto de Qualidade do Café, em português). Na segunda fase, são selecionadas as melhores amostras e saboreadas por compradores na Semana Internacional do Café.
Para a final do concurso, são enviadas 15 amostras de café (10 amostras de arábica e 5 de canéfora). Essas amostras também serão degustadas pelo público e a premiação, com o anúncio dos vencedores, ocorre no último dia da Semana Internacional do Café. O concurso é voltado para produtores de qualquer região do Brasil.
Algumas regiões famosas e reconhecidas por esta premiação são Dores do Rio Preto, Nova Venécia e Alto do Rio Novo(ES),além de Araxá, Manhuaçu e Espera Feliz (MG).
Cup of Excellence Brasil
Essa premiação ocorre desde o ano 2000, sendo organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Outras instituições apoiadoras deste campeonato são a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
A Cup of Excellence Brasil se destina a produtores nacionais do café do tipo arábica. A iniciativa é divulgar quais são os melhores cafés do Brasil e impulsionar a venda deles. Em 2021, essa premiação teve 743 inscritos na fase nacional. Algumas das localidades mais famosas dessa competição são Piatã (BA), Conceição das Pedras, Cristina e Santo Antônio do Amparo (MG).
Ao definir os critérios dos melhores cafés, as entidades organizadoras deste campeonato oferecem parâmetros para os produtores desenvolverem um plantio de qualidade, cuidando de forma correta das lavouras e gerando cafés excepcionais