Total de cidades com a nova tecnologia chega a 964, o que vai beneficiar 131,5 milhões de pessoas
O Ministério das Comunicações informou que a infraestrutura necessária para instalação de internet 5G será ampliada para mais 282 municípios brasileiros a partir da próxima semana. O anúncio da autorização, por meio de comunicado no portal da pasta, ocorreu na última quarta-feira (26), durante encontro do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).
Com as novas adesões, o total de cidades que passam a ter a tecnologia liberada chega a 964, o que vai beneficiar 131,5 milhões de usuários, ou seja, 62% da população brasileira. Ainda de acordo com a pasta, até o fim deste semestre aproximadamente 1.600 municípios no País deverão ter a estrutura para instalação da rede 5G.
“A liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia são fundamentais na promoção da inclusão digital dos cidadãos. Além de avançar na liberação da faixa, seguimos conversando com as operadoras para que elas possam oferecer este serviço com qualidade”, disse ao portal do ministério Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Ainda conforme o chefe da pasta, a tecnologia 5G já está presente em 80 localidades do País, distribuídas entre 27 capitais e 80 municípios com mais de 500 mil habitantes. A partir de julho, segundo a pasta, as cidades com a tecnologia 5G deverão ter uma antena para cada 50 mil habitantes, ante os 100 mil atuais.
Em São Paulo serão contempladas as cidades de Bady Bassit, Marília, Boraceia, Piratininga, Presidente Prudente, Capela do Alto, Araçariguama, Campo Limpo Paulista, Vargem, Tuiuti, Estiva Gerbi, Américo Brasiliense, Motuca, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos, Araraquara, Limeira, Cordeirópolis, Conchal, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Rio Claro, Mombuca, Rafard e Saltinho.
5G
A quinta geração das redes móveis, a 5G, foi pensada para comportar o volume crescente de informações trocadas todos os dias por dispositivos móveis espalhados pelo mundo todo. Tem a missão de aumentar as potencialidades da rede atual, a 4G, de tornar as transferências de dados muito mais rápidas e eficientes, além, claro, de número maior de conexões simultâneas.
Estima-se que a 5G poderá entregar velocidades de 50 a 100 vezes maior que a 4G. A nova tecnologia deve consumir até 90% menos energia que a atual 4G, além de aumentar significativamente a duração da bateria de certos dispositivos, entre outros fatores positivos.