O café é uma das bebidas mais populares do mundo, estando presentes em diversas culturas há séculos. Essa versatilidade faz com que a bebida seja consumida de diversas formas e em diferentes momentos do dia.
No Brasil, o café é mais consumido quente, ao acordar ou no final da tarde. Porém, em culturas como a grega, é possível tomar um bom Frappé – uma bebida preparada com café gelado batido. Essa bebida é consumida sobretudo no verão, ajudando a refrescar os gregos nas altas temperaturas. Mas você sabia que existe um momento do dia e temperatura em que o consumo do café é mais indicado Confira mais detalhes a seguir sobre quais são e por que!
Horário
Para entender o melhor horário e temperatura para beber café, é preciso antes entender sobre o cortisol. Este hormônio é liberado pelas glândulas supra renais, sendo responsável por regular o metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares. Os níveis de cortisol aumentam quando estamos prestes a acordar e nos deixa alerta e nos prepara para o dia.
Por isso, o recomendado é não ingerir café imediatamente ao acordar, já que os níveis de cortisol estão aumentados nesse período. Mas sim entre três e quatro horas após despertar. Ingerir café ao despertar pode fazer o cortisol atingir altos níveis durante mais tempo. Se isso acontece, o sistema imunológico é prejudicado, o que facilita o desenvolvimento de problemas de saúde.
Temperatura
E sobre a temperatura, qual seria a ideal? Estudos científicos indicam que a temperatura tem pouco efeito na intensidade do sabor percebida pelos consumidores.
Porém, a temperatura tem efeitos sobre a intenção de compra. Pesquisas mostram que as pessoas compram mais café quando a temperatura fica em torno de 64 °C. No entanto, essa taxa de aprovação cai quando a temperatura ultrapassa 71 °C.
Ao longo dos anos, a ciência identificou os benefícios do café, como reduzir riscos de diabetes. Porém, como qualquer outro alimento, é preciso moderação para consumir café, caso contrário ele pode ter efeitos prejudiciais, tais como agitação, irritabilidade, arritmia e insônia. Em grávidas, o consumo exagerado desta bebida pode atrasar a formação cerebral do feto.