O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o mundo produziu 170,83 milhões de sacas de 60 quilos entre outubro de 2021 e setembro de 2022. E, neste mesmo período, consumiu 164,9 milhões de sacas.
Isso torna o Brasil mundialmente reconhecido quando o papo é café. E os brasileiros sabem disso. O Sudeste é privilegiado, pois reúne infra estrutura, investimentos e condições geográficas que tornam essa produção ainda mais propícia. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que, em 2020, a região produziu nada menos do que 87,5% da produção nacional.
Bahia
Este é um dos maiores estados do país em área e sua região litorânea é famosa por abrigar praias belíssimas. O que nem todo mundo sabe é que esse mesmo litoral possui uma grande quantidade de lavouras de café robusta (Conillon).
Esta é uma variedade mais resistente às mudanças climáticas e capaz de se desenvolver com pouco uso de agrotóxicos. Contudo, esta região ainda é tradicionalmente produtora do café do tipo arábica, pois a altitude é excelente para seu cultivo.
Paraná
Este é outro estado situado fora do Sudeste que apresenta uma ótima produção cafeeira. No Paraná, esta produção atingiu o seu pico entre as décadas de 50 e 70. Desde então, esta região passou a dedicar mais esforços para produzir com qualidade, em vez de focar mais na quantidade.
Hoje, os produtores de café locais investem em novas técnicas de produção, mais eficientes a fim de obter um produto diferenciado. Por isso, quando visitar o Paraná, não deixe de experimentar um pouco do café local!
Mogiana Paulista
Em São Paulo, a região norte do estado de São Paulo se iniciou há mais de 200 anos e se destaca até os dias de hoje. Pequenas fazendas com infraestrutura privilegiada e mão de obra qualificada explicam a enorme produção do café arábico, encorpado, de sabor frutado e suave e acidez equilibrada.
Matas de Minas
Minas Gerais é famosa quando o assunto é café. Porém, tendo um território enorme, esse estado possuía regiões onde a produção cafeeira não era tão forte. Um exemplo disso é Matas de Minas.
Porém, com o desenvolvimento das técnicas de cultivo e a preparação, essa região se destaca cada vez mais no país. O café local é famoso pelo sabor doce, o aspecto encorpado e a acidez equilibrada.