Os amantes de café estão sempre à procura de alguma novidade com essa bebida. Sendo uma das bebidas mais consumidas do mundo e estando presente nas mais diversas culturas, o café é muito versátil e pode ser preparado de inúmeras formas. Uma delas é o cold brew. Você conhece esta técnica? Veja mais detalhes a seguir!
O que é cold brew?
Esta expressão inglesa se trata de café gelado. Porém, diferente de outros tipos de café gelado (como o japonês e o regular com gelo), o cold brew se diferencia pela temperatura da água durante a extração do café.
Nesse sentido, métodos regulares de café utilizam temperaturas altas e próximas à de ebulição para extrair rapidamente as propriedades do café. Já o cold brew deixa a água na temperatura ambiente (ou até mesmo fria) em contato com o café, durante longas horas (pelo menos 12 horas).
Isso o faz proporcionar experiências sensoriais diferentes em comparação a outras técnicas de café. Esta técnica não transfere para a bebida os ácidos indesejáveis e os óleos amargos do grão. Isso produz um café suavemente mais doce, com sabor delicado e aroma intenso.
O longo processo de infusão do cold brew faz o teor da cafeína ser muito superior ao dos cafés tradicionais. Isso permite a este café ser dissolvido sem perder suas qualidades aromáticas, estando misturado à água ou leite, quente ou frio.