O setor de cafeicultura mundial vem sofrendo impactos significativos relacionados à pandemia de covid-19, desde queda de preços e mudança nos hábitos de consumo. No entanto, uma tendência ascendente interessante é o movimento crescente da cafeicultura orgânica, que tem crescido em todo o mundo.
O que são cafeicultores orgânicos?
Cafeicultores orgânicos são produtores de café que utilizam técnicas de produção orgânicas e práticas sustentáveis, como plantação de florestas, redução da erosão do solo, redução do uso de fertilizantes químicos e redução do uso de agrotóxicos. Esse movimento envolve o compromisso com as comunidades locais, práticas éticas de trabalho e boas condições de trabalho para os trabalhadores, além de soluções empresariais que abordam desafios climáticos e questões ambientais.
Implicações e perspectivas futuras
Esse movimento traz uma série de benefícios aos produtores, consumidores e as comunidades locais. O cultivo orgânico traz o benefício da qualidade, pois garante um grão de café de qualidade superior e autêntico. As práticas ambientalmente conscientes também podem produzir benefícios econômicos a longo prazo para as comunidades, permitindo que elas se reinventem após o impacto da pandemia.
Embora a produção de café orgânico ainda seja relativamente baixa em comparação com o total de grãos de café produzidos no mundo todo, a tendência de ascensão tem crescido nos últimos anos e, com ela, tem surgido novas oportunidades no setor. Expectativas otimistas para o mercado de café, juntamente com a crescente conscientização das questões ambientais, fazem com que os cafeicultores orgânicos se tornem cada vez mais relevantes.
Você quer receber mais informações sobre o crescente movimento de cafeicultores orgânicos? Acesse nosso site e assine nossa newsletter para acompanhar as mais recentes novidades!