Pesquisar
Publicidade
Publicidade

Guerra na Ucrânia eleva preço dos alimentos industrializados

aumento nos precos

A guerra que segue no território ucraniano deve manter em alta os preços internacionais de commodities e de minerais, apontou essa semana em nota a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Além dos custos com grãos, outros fatores como a alta nos preços do gás natural e do petróleo também atingem diretamente os custos da indústria de alimentos. Consequentemente, essa alta de preços será repassada ao consumidor final.

O trigo e o milho são dois dos principais alimentos exportados por Ucrânia e Rússia para o mundo. Enquanto o preço do primeiro teve um aumento de 35,4% desde fevereiro de 2021, o do segundo cresceu 15,4% no mesmo período. No setor energético, esses países se destacam pela exportação de petróleo e gás natural.

Frete

A instabilidade trazida pela guerra da Rússia contra a Ucrânia também atinge o preço dos fretes. Nesse contexto, há a possibilidade de ter um aumento no transporte marítimo e no preço dos fretes – como já havia ocorrido desde o início da pandemia. Todos esses efeitos podem ter impacto nas cadeias globais de valor.

Os primeiros impactos da guerra na Ucrânia já foram detectados pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de março. Esse índice passou de 0,90% em fevereiro para 1,28% em março. Essa foi a maior inflação já registrada neste período desde 1995 (1,92%), logo após a implantação do Plano Real no país.

Outro fator que explica a variação deste índice é o aumento do preço dos combustíveis, principalmente a gasolina (de 2,34% para 4,99%) e o etanol (de -2,18% para 1,13%).

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Publicidade

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.