O café é uma das poucas bebidas que dá pra tomar em qualquer lugar do mundo. Seja na forma de expresso em alguma padaria ou compondo drink em algum barzinho, o café é uma bebida muito versátil e pode ser preparada de várias maneiras diferentes.
O Brasil é o maior produtor de café do planeta, exportando uma média de 30 bilhões de sacas por ano. E se trata do segundo país que mais consome a bebida, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Confira algumas delas a seguir!
Itália
Este país é famoso internacionalmente por ter uma culinária bem diversificada. Foi na Itália onde nasceu o café espresso. E existem vários tipos de espresso, como o ristretto (feito com mais pó e menos água), o doppio (com o dobro de expresso) e o lungo (mais fraco, já que possui mais água).
Além disso, o espresso italiano é tradicionalmente consumido sem açúcar e em uma xícara pequena. Outra bebida bastante tradicional na Itália é o cappuccino, que lá não possui chocolate. Outro diferencial é que, na Itália, ele é feito com 1/3 de espresso, 1/3 de espuma de leite e 1/3 de leite vaporizado.
Outros modos de tomar café tipicamente italiana são o macchiato (feito somente com espuma de leite e espresso) e o latte (feito com café e leite). A Itália é uma exímia preparadora de cafés e é fácil se deliciar com esta bebida no país!
Etiópia
Foi nesse país que a planta de café surgiu, tendo sido percebida na área rural do país. Antigamente, o fruto do café era cozida e ingerida. Foi posteriormente que a bebida, feita com os grãos, surgiu, depois que os grãos foram levados para a Arábia dos navios negreiros.
A Etiópia hoje está entre os dez maiores produtores de café do mundo. Outro fator interessante é que a buna, nome dado ao ato de beber café, é parte de um ritual que pode durar até duas horas. O buna pode ser servido com sal ou manteiga, em vez do açúcar.
Indonésia e Filipinas
Um dos cafés mais caros do mundo, chamado Kopi Luwak, é consumido na Indonésia e nas Filipinas. E surge das fezes de animais, sendo o mais famoso obtido do felino asiático chamado viverrídeo.
O Kopi Luwak é menos ácido e apresenta um sabor mais suave do que cafés comuns. Outras variações asiáticas de café são feitas a partir das fezes de animais como o elefante e o pássaro jacu.