Além dos tradicionais sabores de café, o mercado de cafeterias no Brasil se re-inventou ao longo dos últimos anos. Essas adaptações se expandiram graças à crescente demanda por produtos saudáveis em ambientes confortáveis e com modelos de negócios mais robustos, que incorporam tendências globais. O mercado brasileiro de cafeterias está passando rapidamente por mudanças estruturais, proporcionando oportunidades em todas as variáveis dependentes.
Retomada e Tendências:
Dado o grande sucesso de cafeterias conhecidas mundialmente nos últimos anos, estabelecimentos brasileiros também estão entrando nesse mercado para gerar renda e melhorias financeiras, tais como aumento de preços dos produtos, novos formatos de negócios e ofertas integradas.
Com o aumento da demanda, o setor de lanches de cafeterias também cresceu rapidamente, oferecendo refeições leves e sustentáveis para as pessoas entre as suas compras. Mesas e bancos projetados com cuidado para atender às necessidades de distanciamento social também foram introduzidos com sucesso, atendendo ao aumento da demanda por alimentos fora de casa.
Inovações nos Modelos:
Com o aumento da demanda por cafeterias, visto na última década, o modelo tradicional de cafeterias mudou para enfatizar o caráter único e personalizado da experiência gastronômica. Essa tendência de oferta de produtos para diferentes segmentos de clientes também foi alimentada por inovações nos processos de produção e serviços alimentares, além de soluções personalizadas para atender à demanda.
Outra tendência que tem crescido nos últimos anos é de optar por fornecedores de café localmente estabelecidos e comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Com a adoção desses novos modelos de negócios, as cafeterias brasileiras estão agora em melhor posição para gerar renda agregada e melhorar sua marca.
Oportunidades:
Embora os efeitos macroeconômicos de medidas de restrição sejam difíceis de prever, o mercado brasileiro de cafeterias está em boa forma para aproveitar as oportunidades de crescimento decorrentes das mudanças estruturais atuais. Hoje, eles têm acesso aos três principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor: Women Power, Food and Beverage e Start Up Ecosystem.
Com todas essas tendências ascendentes e inovações nos modelos de negócios, as perspectivas são de melhoria contínua no setor de cafeterias do Brasil. Fique atento aqui às últimas notícias e oportunidades e assine nossa newsletter para acompanhar todas as atualizações.