Mais do que um simples consumo diário, café é uma força econômica por trás de cadeias de produção globais que se estendem de países produtores até os maiores mercados consumidores de café no mundo. Recentemente, as últimas descobertas do setor estão expandindo os benefícios econômicos e nutricionais da bebida popular mundialmente, além de gerar novas oportunidades para terras de produção e mercados diferentes.
Impacto Econômico do Café
De acordo com a Organização Internacional do Café, o café é a segunda maior commodity exportada globalmente, gerando receita direta e indireta para mais de 100 países em desenvolvimento e contribuindo diretamente para a economia global de US$25 bilhões por ano. O setor emprega cerca de 20 milhões de agricultores em todo o mundo, tornando-se fundamental para o sustento de comunidades produtoras e consumidoras de café em áreas mais remotas.
O Papel da Cafeicultura na Nutrição
Recentemente, a pesquisa realizada na Universidade de Cornell constatou que o café possui elevados níveis de vitamina B2, cálcio, ferro, magnésio e nutrientes, tornando-se um importante fator nutricional para todo o planeta. Além de melhorar a saúde e a longevidade das pessoas, o estudo concluiu que as fontes com substâncias não só compõem a dieta regular, mas também têm um impacto positivo na saúde a longo prazo.
Novos Produtos e Realizações
A cafeicultura mundial está aproveitando as novas técnicas desenvolvidas para produzir grãos com melhor qualidade, aproveitando seu potencial nutricional e expandindo técnicas de produção, de moagem e de processamento de grãos destinados a cafés mais saudáveis e aromáticos. Por mais que o comércio de café seja dominado por grandes marcas, os trabalhos em pequenas fazendas de produção e na cadeia de fornecimento estão influenciando a variedade, o sabor e a disponibilidade de cafés em todo o mundo.
Conforme 2020 apresenta oportunidades ainda não exploradas e desafios inesperados para o setor, o desenvolvimento de métodos eficientes para produzir cafés de qualidade é de apa sonhado benefício para
economias globais, oferecendo qualidade ao custo de produção e abrindo novos mercados pelo mundo.
Apaixonados pelo café? Para mais desenvolvimentos no setor, não deixe de acompanhar nosso portal de notícias. Se inscreva agora mesmo na nossa newsletter para receber mais atualizações sobre temas relacionados ao café!