Preparar um bom café é uma tarefa simples, mas que exige atenção. Existem pequenos erros que podem passar despercebidos e alterar o gosto final da bebida e, consequentemente, da experiência.
Um exemplo disso é o café expresso, conhecido por potencializar sabores. Para não errar e garantir que ele faça isso, confira 3 erros que devem ser evitados para deixar o seu café expresso maravilhoso.
Utilizar café velho
O primeiro passo para preparar um bom expresso é verificar a qualidade do café. Porém, isso não adianta se você deixar o café envelhecer. Testes feitos por diferentes empresas apontam que o período de torra ideal para o preparo de café espresso é de 5 a 10 dias. Nesse período, o café fica mantém as suas características sensoriais mais equilibradas.
Assim, o período de torra influencia diretamente no resultado da extração do café espresso. Se ele é extraído no período certo, o seu sabor final será mais saboroso e equilibrado. Porém, torra muito antiga ou muito fresca apresenta excesso de dióxido de carbono da semente, resultando em uma bebida com muito creme, mas áspera no sabor. Até um mês após a torra, ele ainda está adequado para preparar o expresso. Depois desse período, ele passa a mostrar características desagradáveis.
Utilizar moagem incorreta
Uma vez que você compreende que a moagem do café influencia completamente o sabor da sua bebida e que cada moagem é adequada para cada método de preparo. Assim, você consegue extrair as características em potencial do café escolhido.
Para o café expresso, o indicado é utilizar a moagem média para fina (de 1 a 5). Como a máquina de espresso faz uma extração muito rápida, a água passa muito facilmente se a moagem do café estiver muito grossa. No fim, isso provoca um sabor amargo na bebida. Por isso, o ideal é encontrar uma moagem equilibrada entre a numeração citada acima.
Deixar de nivelar o café na porta filtro da máquina
Outro erro comum é deixar de distribuir o café corretamente (e colocar o café no formato de “montanha” dentro do porta filtro). Sem distribuir o pó do café de maneira uniforme, no momento da extração, a pressão será diferente dentro dele e dificulta a padronização da bebida.
O melhor é deixar as laterais mais soltas, assim a água encontrará caminhos mais fáceis por essas partes soltas, deixando de extrair a proporção totalmente. Então, distribuir bem a proporção de café e deixar a superfície plana é fundamental antes de pressioná-lo com o tamper.